METAS E AÇÕES


    O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS É COMPOSTO DE 43 METAS
DIVIDIDAS EM 9 CAMPOS GLOBAIS DE EXPRESSÃO, A SABER:



      A)   Reconhecimento e promoção da diversidade cultural

      Meta 1: Cartografia da diversidade das expressões culturais no território ilheense realizada
    
      Meta 2: Marco legal de proteção dos conhecimentos e expressões culturais tradicionais e dos direitos coletivos das populações autoras e detentoras desses conhecimentos, aprovado e regulamentado

     Meta 3: 50% de povos e comunidades tradicionais e grupos de culturas populares atendidos por ações de promoção da diversidade cultural
      
      B) Criação, fruição, difusão, circulação e consumo

      Meta 4: Aumento em 30% no número de bairros de Ilhéus com grupos em atividade nas áreas de teatro, dança, circo, música e artes visuais

      Meta 5: Média de 4 livros lidos fora da escola por ano, por cada ilheense

    Meta 6: Participação da produção audiovisual independente ilheense na programação das rádios AM e FM

      Meta 7: 30% dos bairros de Ilhéus com cineclube

   Meta 8: 60% dos grupos artísticos do município de Ilhéus com produção e circulação de espetáculos e exposições artísticas financiados com recursos públicos municipais

    Meta 9: 20 Pontos de Cultura em funcionamento, compartilhados entre o governo federal, as Unidades Federativas (UF) e os municípios integrantes do Sistema Nacional de Cultura (SNC)

     Meta 10:  01 longa-metragem lançado no ano em salas de cinema

     Meta 11: Sistema de registro de obras intelectuais protegidas pelo direito de autor implantado

   Meta 12: Disponibilização na internet dos seguintes conteúdos, que estejam em domínio público ou licenciados:
·         100% do Acervo da Biblioteca Pública Adonias Filho
·         100% do Acervo do Arquivo Público Municipal João Mangabeira

     Meta 13: 100% das unidades municipais de cultura com núcleos de produção digital

    Meta 14: 20.000 trabalhadores beneficiados pelo Programa de Cultura do Trabalhador (Vale Cultura)

   Meta 15: Aumento em 65% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio regional e estadual.

   Meta 16: Aumento em 60% no número de pessoas que frequentem museu, centro cultural, cinema, teatro, circo, shows de dança e de música
      
      C)  Educação e produção de conhecimento

    Meta 17: 100% das escolas públicas de educação básica com a disciplina de Arte no currículo escolar regular

    Meta 18: 300 (trezentos) professores de Arte de escolas públicas com formação continuada na área da cultura

   Meta 19: 50 (cinquenta) escolas públicas de educação básica desenvolvendo permanentemente atividades extracurriculares de arte e cultura

    Meta 20: Aumento em 100% de cursos técnicos, habilitados pelo Ministério da Educação (MEC), no campo da Arte e Cultura
   
    Meta 21: 1 (um) mil trabalhadores da cultura com saberes reconhecidos e certificados pela Universidade Estadual de Santa Cruz

      Meta 22: Aumento em 200% de vagas de graduação e pós-graduação no campo da Arte e da Cultura

      Meta 23: Aumento em 50% no total de pessoas capacitadas anualmente em cursos, oficinas, fóruns e seminários com conteúdo de Gestão Cultural, Arte e Cultura

    Meta 24: Aumento em 30% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento à pesquisa, produção e difusão do conhecimento
      
      D)   Ampliação e qualificação de espaços culturais

     Meta 25: 30% dos bairros e/ou distritos de Ilhéus com algum tipo de equipamento cultural, entre museu, centro cultural, teatro ou sala de espetáculo e cinema

   Meta 26: 80% das localidades  ilheenses com ao menos uma biblioteca pública em funcionamento

      Meta 27: Equipamentos culturais disponibilizando informações sobre seu acervo no SNIIC

     Meta 28: 100% dos Equipamentos culturais atendendo os requisitos legais de acessibilidade e desenvolvendo ações de promoção da fruição cultural por parte das pessoas com deficiências

      Meta 29: 100% dos Equipamentos culturais modernizados

      Meta 30: 100% dos espaços culturais integrados a esporte e lazer em funcionamento

     Meta 31: Gestores capacitados em 100% dos equipamentos culturais viabilizados por meio de parceria com o Ministério da Cultura e/ou Secretaria Estadual de Cultura
      
      E)   Fortalecimento institucional e articulação federativa

    Meta 32: 100% dos Entes municipais de Cultura integrados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)

   Meta 33: Entes municipais atualizando o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC)

    Meta 34: Gestores de cultura capacitados em cursos promovidos ou certificados pelo Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura
      
       F)  Participação social

    Meta 35: 05 Conferências Municipais de Cultura realizadas entre 2013 e 2021, com ampla participação social e envolvimento de 100% dos pontos de cultura, agentes culturais e grupos

    Meta 36: 30 mil usuários acessando a plataforma de governança colaborativa observada a distribuição da população nos bairros, distritos e povoados
      
      G) Desenvolvimento sustentável da cultura

      Meta 37: 25% de participação do setor cultural ilheense na Arrecadação Pública Municipal

      Meta 38: 100% das cadeias produtivas da economia criativa mapeadas

      Meta 39: 300 projetos apoiados à sustentabilidade econômica da produção cultural local
  
      Meta 40: 10 bairros criativos institucionalizados

     Meta 41: 10% de participação dos espetáculos ilheenses na quantidade de bilhetes vendidos nas salas de teatro e shows musicais
      
      H) Mecanismos de fomento e financiamento

    Meta 42: Aumento em 1% dos recursos públicos para a cultura, em relação ao Orçamento Municipal
      
       I)  Políticas setoriais

    Meta 43: 100% das Câmaras Temáticas e/ou Fóruns Culturais com colegiados no Conselho Municipal de Cultura (CMC) com planos setoriais elaborados e implementados. 

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